terça-feira, 19 de abril de 2011

EDUCAÇÃO FÍSICA


 
      Capoeira Estilo Maculelê  Self  Defense

                                      Ed. física no Brasil

  A Ed. física no Brasil nos leva à época dos índios. os índios para garantir sua subsistência  e adaptar-se as condições do meio ambiente, possuía muitas qualidades físicas, para poder sobreviver estavam constantemente exercitando -se, com isso aprendeu naturalmente a caçar, pesca, nadar, construir, ocultar, defender-se , exercícios uteis que lhe permitem satisfazer suas principais necessidades, imposta na sua relação com a natureza e com e com os outros índios.Podemos concluir que assim como os exercícios físicos,as danças já fizeram parte da vida dos índios.
  A dança guerreira da capoeira, “o maculelê”, é uma dança indígena  dos, índios do Brasil, é uma encenação baseada em um episodio épico ocorrido em uma aldeia primitiva.Há quem diga que o Maculelê surgiu em Santo Amaro da Purificação, entre os negros de engenho, numa forma de mostrar a luta dos escravos contra o feitor. Outros acreditam que Maculelê era um negro fugido que tinha doença de pele. Ele foi acolhido por uma tribo indígena e cuidado por eles, mas ainda assim não podia realizar todas as atividades com o grupo, por não ser um índio também.

Certa vez, Maculelê foi deixado sozinho na aldeia, quando a tribo saiu para caçar. E eis que uma tribo rival aparece para dominar o espaço. Maculelê lutou sozinho contra o grupo rival e, heroicamente, venceu a disputa. Desde então passou a ser considerado um herói na tribo. A dança com bastões simboliza a luta de Maculelê contra os guerreiros.Na guerra do Paraguai o governo da Bahia recrutou os capoeiristas a força, integrando-os ao regime voluntários da pátria onde mostraram bravura e competência. Com a morte dos grandes mestres do maculelê na guerra a tradição foi mantida viva em segredo e a arte mortal foi transmitida de geração a geração e espalhouce por todo o Brasil.Hoje o mestre Popó é um único mestre conhecido no maculelê.
  O maculelê em sua origem era uma arte marcial armada, mas atualmente é uma forma de dança que simula uma luta tribal usando como arma dois bastões, chamados de grimas (esgrimas), com os quais os participantes desferem e aparam golpes no ritmo da música. Num grau maior de dificuldade e ousadia, pode-se dançar com facões em lugar de bastões, o que dá um bonito efeito visual pelas faíscas que saem após cada golpe. Esta dança é muito associada a outras manifestações culturais brasileiras como a Capoeira e o frevo de Recife, bate o pau de mato grosso, cana verde de São Paulo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário